quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Ao longo desta semana realizámos a planificação das actividades a realizar durante o mês de Fevereiro e elaborámos um cartaz para divulgar a palestra de Primeiros Socorros.
A professora Luisa Lopes sugeriu que fizéssemos uma tour de sessões de esclarecimento aos alunos que frequentam 7º, 8º e 9º, já que não vão ter a oportunidade de assistir à acção realizada pelos Bombeiros, no dia 10 de Março.
Como podem verificar a data desta actividade foi alterada. Isto deve-se ao seguinte facto: para incluirmos as turmas que desejavamos na acção necessitávamos de um espaço adequado, o qual não existe na escola.
Para além da mudança da data, também reduzimos no nº de espectadores (de 9 turmas para 3).
O grupo

"Por um fio..."

"Por um fio..." trata-se de uma reportagem que foi exibida ontem, dia 13 de Feveireiro, no programa Em Reportagem da RTP. A repórter Ana Isabel Pereira acompanhou vários dias de trabalho da corporação de Bombeiros e do INEM de Castelo Branco para dar a conhecer a azafama em que estes profissionais trabalham, já que estão no interior do país e que têm de se deslocar a muitas zonas isoladas, onde o hospital mais próximo fica a vários quilómetros, o mais rapidamente possivél.
Se quiserem ver ou rever a reportagem cliquem no seguinte link.
O grupo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Durante a aula de hoje, falamos com a presidente do Conselho Executivo para verifcar se é possível realizar a acção no dia 14 de Março.
Também procedemos à redacção de um ofício, com o colaboração da professora Luisa de AP, para entregar nos Bombeiros, a fim de oficializar a acção.
Posteriormente, estivemos a verificar a síntese sobre Hemorragias.
A primeira aula desta semana foi muito dinâmica, já que tivemos de sair da sala e, até mesmo da escola.
Após efectuarmos um plano sobre o que iriamos fazer nesse dia, dividimo-nos em dois grupos. Um grupo, constituído pela Cátia e pela Joana, dirigiu-se ao Quartel dos Bombeiros da cidade, e outro, formado pela Catarina e pela Isabel, teve um encontro com uma professora que é membro do Grupo Dinamizador da Saúde escolar.
O 1º grupo, reuniu com 2º comandante da corporação dos Bombeiros, no âmbito de solicitar a realização de uma acção teórico-prática sobre primeiros socorros na escola. O sr. que nos recebeu mostrou-se muito prestável e concordou em colaborar no nosso projecto.
O 2º grupo, não obteve os resultados pretendidos, uma vez que os professores com quem tencionavam reunir não se encontravam na escola. Apesar disso, a prof. Isabel de EF sugeriu-nos algumas tarefas a realizar de modo a conseguirmos verba para os cursos de primeiros socorros.
O grupo

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Hoje continuámos a análise das sínteses anteriormente elaboradas. Nomeadamente, Queimaduras, Desmaios e Fracturas.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Durante esta semana dedicamo-nos à análise da síntese elaborada pela Catarina acerca dos choques eléctricos, paragens e ataques cardiacos. Neste documento foram efectuadas algumas alterações.
Durante as próximas aulas procederemos à análise e reformulação das sínteses elaboradas individualmente. Isto para cada uma de nós tomar conhecimento dos subtemas tratados pelos restantes elementos do grupo e para, posteriormente, entregar a um profissional (eventualmente da Cruz Vermelha) a fim de o rever. Após a revisão o documento obtido formará o mini-manual.
Mais tarde, iniciámos o texto que relata a Acção de Primeiros Socorros que foi realizada na escola, que vai ser publicado no jornal da escola "Outra Presença".
O grupo!
=)*

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Acção de Sensibilização para a Prestação de Primeiros Socorros

Durante os dias 7, 8 e 10 de Janeiro decorreu na nossa escola uma Acção de Sensibilização para a Prestação de Primeiros Socorros organizada pelo Deparatamento de Ciências da escola.
Esta actividade era exclusiva para os alunos do secundário que frequentam a disciplina de biologia.
O nosso grupo de trabalho também colaborou neste evento tratando da sua promoção. Para tal, elaborámos vários cartazes, dos quais foram escolhidos os seguintes para afixar nos corredores da escola.




A acção foi dada por dois voluntários da Cruz Vermelha e englobou uma componente teória, onde foram "leccionados" alguns conceitos básicos do socorrismo e foi indicado qual o tipo de informações a dar quando se liga para o 112, e também uma componente práctica, durante a qual os alunos puderam "socorrer" os colegas que faziam o papel de vítima.
Os alunos e professores presentes foram também alertados para a importância de ter o curso de primeiros socorros.
No slide que se segue constam fotos em que os alunos "põe à prova" os conhecimentos adquiridos.