quinta-feira, 29 de maio de 2008

KIT de Primeiros Socorros_ Um dos nossos orgulhos...

Na semana passada, segunda-feira, continuámos o trabalho de aulas anteriores, ou seja, tratar da apresentação e do mini-manual. Estas actividades têm exigido muito tempo e paciência da nossa parte, pois são demoradas. Pelo que, mais do que nunca, temos sentido que as aulas não são suficientes e que deveriam durar mais tempo. Para agravar a situação, por vezes, o material não colabora (ou, pelo menos, não colabora com a rapidez necessária).
Durante esta semana, voltámos à carga com as actividades referidas anteriormente. Para além disso, segunda-feira, imprimimos e afixámos cartazes com "curiosidades" de primeiros socorros, como "pré-aviso" à escola para o mini-manual que vai estar disponível na biblioteca brevemente.
Foi uma semana produtiva. Finalmente conseguimos concluir o mini-manual (que alívio!).
Quinta-feira, a Joana e a Isabel aproveitaram a hora de feriado anterior à aula de AP para fazer as compras do material para o kit de primeiros socorros.
Ao chegar à escola, descobrimos que no departamento de educação física já tinha uma mala de primeiros socorros, mas para nossa sorte estava practicamente vazia. No final da aula devolvemo-la ao dep. de E.F. já mais pesada.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Esta semana, iniciámos a formatação do mini-manual num programa informático novo para nós, que nos permite adaptá-lo para o tamanho A5. Esta tarefa irá prolongar pelas próximas aulas, uma vez que o trabalho é grande e o programa é complexo, e será realizada pela Catarina e Cátia.
Entretanto, a Isabel e a Joana trataram de embelezar o dossier de grupo, arranjar a caixa que servirá de kit de primeiros socorros (que está pendente, devido ao atraso do orçamento pedido) e também de continuar a elaborar a apresentação à turma.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Esta semana foi mais teórica, trabalhámos mais na área da informática. Isto para procedermos à elaboração da apresentação à turma, que ocorrerá no final do período. Como o nosso projecto tem muito suporte teórico, estamos a programar uma apresentação mais dinâmica. Contrariamente ao que aconteceu na apresentação anterior não vamos recorrer ao Power Point.
Ao longo da semana surgiram várias ideias para o desenvolvimento do projecto, nomeadamente a estética do kit de primeiros socorros; a divulgação de informação através de curiosidades.
Neste momento, a Catarina e a Cátia estão a tratar de recolher informação. Enquanto, a Isabel e a Joana actualizámos o Diário de Bordo iniciámos a elaboração das capas do mini-manual e a reorganização do dossier de grupo.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Durante a aula de segunda-feira desta semana fizémos uma última revisão da parte teórica do nosso trabalho.
É de salientar que os temas tratados pela Cátia, Intoxicações Alimentares e Insuficiência Respiratória, foram excluídos do trabalho. Esta dedisão deve-se ao facto de após a análise desses mesmos documentos termos verificado que estes temas não se adequam ao propósito do projecto. Isto é, nós consideramos que não se enquadram no conjunto dos acidentes mais frequentes na escola.
Posteriormente, redigimos cartas que entregaremos a farmácias para solicitar a doação de material para complementar o kit de primeiros socorros, como soro fisiológico, betadine, pensos rápidos, luvas esterilizadas, fitas adesivas, ligaduras auto-adesivas, elásticas e gazes antiaderentes.
Já na aula de hoje, quinta 24/4/08, a Catarina, Joana e Cátia realizaram uma "sessão fotográfica" para colocar as fotos na parte teórica do projecto, que foi entregue precisamente hoje.
Por fim, reformulámos o plano mensal de actividades de Abril e elaborámos o de Maio.


Cursos de Primeiros Socorros... para esquecer....

Em primeiro lugar vamos referir que sexta-feira de manhã, aproveitando o facto de só iniciarmos as aulas às 10.20 chegámos mais cedo à escola e instalámo-nos numa mesa no bar, onde distribuimos aos alunos interessados as fichas de incrição nos cursos de primeiros socorros e o respectivo plano dos mesmos.
Esta actividade foi um autêntico fracasso, ficou muito aquém das nossas expectativas mais pessimistas.
O prazo das inscrições terminou ontem (quarta-feira, 23/4/2008) e apenas conseguimos 4 inscrições.
Assim sendo, como não atingimos o número mínimo admissível de candidatos estes cursos não se poderão aqui na escola. (Com muita pena nossa!)
Agora vamos comunicar esta decisão aos poucos inscritos, via e-mail, sugerindo-lhes que se dirijam à sede da Cruz Vermelha a fim de frequentarem os cursos.

quinta-feira, 17 de abril de 2008