quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Durante a aula de hoje, falamos com a presidente do Conselho Executivo para verifcar se é possível realizar a acção no dia 14 de Março.
Também procedemos à redacção de um ofício, com o colaboração da professora Luisa de AP, para entregar nos Bombeiros, a fim de oficializar a acção.
Posteriormente, estivemos a verificar a síntese sobre Hemorragias.
A primeira aula desta semana foi muito dinâmica, já que tivemos de sair da sala e, até mesmo da escola.
Após efectuarmos um plano sobre o que iriamos fazer nesse dia, dividimo-nos em dois grupos. Um grupo, constituído pela Cátia e pela Joana, dirigiu-se ao Quartel dos Bombeiros da cidade, e outro, formado pela Catarina e pela Isabel, teve um encontro com uma professora que é membro do Grupo Dinamizador da Saúde escolar.
O 1º grupo, reuniu com 2º comandante da corporação dos Bombeiros, no âmbito de solicitar a realização de uma acção teórico-prática sobre primeiros socorros na escola. O sr. que nos recebeu mostrou-se muito prestável e concordou em colaborar no nosso projecto.
O 2º grupo, não obteve os resultados pretendidos, uma vez que os professores com quem tencionavam reunir não se encontravam na escola. Apesar disso, a prof. Isabel de EF sugeriu-nos algumas tarefas a realizar de modo a conseguirmos verba para os cursos de primeiros socorros.
O grupo

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Hoje continuámos a análise das sínteses anteriormente elaboradas. Nomeadamente, Queimaduras, Desmaios e Fracturas.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Durante esta semana dedicamo-nos à análise da síntese elaborada pela Catarina acerca dos choques eléctricos, paragens e ataques cardiacos. Neste documento foram efectuadas algumas alterações.
Durante as próximas aulas procederemos à análise e reformulação das sínteses elaboradas individualmente. Isto para cada uma de nós tomar conhecimento dos subtemas tratados pelos restantes elementos do grupo e para, posteriormente, entregar a um profissional (eventualmente da Cruz Vermelha) a fim de o rever. Após a revisão o documento obtido formará o mini-manual.
Mais tarde, iniciámos o texto que relata a Acção de Primeiros Socorros que foi realizada na escola, que vai ser publicado no jornal da escola "Outra Presença".
O grupo!
=)*

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Acção de Sensibilização para a Prestação de Primeiros Socorros

Durante os dias 7, 8 e 10 de Janeiro decorreu na nossa escola uma Acção de Sensibilização para a Prestação de Primeiros Socorros organizada pelo Deparatamento de Ciências da escola.
Esta actividade era exclusiva para os alunos do secundário que frequentam a disciplina de biologia.
O nosso grupo de trabalho também colaborou neste evento tratando da sua promoção. Para tal, elaborámos vários cartazes, dos quais foram escolhidos os seguintes para afixar nos corredores da escola.




A acção foi dada por dois voluntários da Cruz Vermelha e englobou uma componente teória, onde foram "leccionados" alguns conceitos básicos do socorrismo e foi indicado qual o tipo de informações a dar quando se liga para o 112, e também uma componente práctica, durante a qual os alunos puderam "socorrer" os colegas que faziam o papel de vítima.
Os alunos e professores presentes foram também alertados para a importância de ter o curso de primeiros socorros.
No slide que se segue constam fotos em que os alunos "põe à prova" os conhecimentos adquiridos.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Durante esta semana dirigimo-nos à sede Distrital da Proteção Civil, onde fomos recebidos, pelo responsável da já referida instituição. Fomos muito bem recebidas, ele mostrou-se muito prestável e disponível para nos ajudar. Esclareceu-nos acerca da actuação da Protecção Civil, indicando-nos que esta só actua em caso de catástrofes ou acidentes graves, estando mais direccionada para a prevenção de situações de risco do que para a prestação de primeiros socorros. Relativamente a este tópico foram-nos fornecidos alguns panfletos, que nos deram outra ideia para incluir no nosso projecto. Para já esta ideia vai ficar em stand-by, caso seja conveniente será adicionada ao nosso projecto.
O responsável forneceu-nos alguns conselhos úteis, sobre outras instituições (Bombeiros e Cruz Vermelha) que nos poderiam ajudar no desenvolvimento do projecto, contribuindo com a doação de kits e a autorização da deslocação de profissionais à nossa escola a fim de realizarem uma demonstração.
Ficámos bastantes satisfeitas com esta visita, uma vez que nos forneceu dados muito objectivos e pertinentes!
Quarta-feira fomos abordadas pela professora Ulema, elemento do grupo dinamizador da saúde escolar, para elaborar um cartaz para promover uma palestra que se irá realizar no 2º periodo.
O grupo

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Nesta semana fizemos a planificação das actividades a desenvolver nas aulas dos meses de Novembro e Dezembro.
Posteriormente realizámos a verificação do material em falta na nossa escola relativamente ao que consta num Kit de primeiros socorros.
Após esta análise constatamos que faltam os seguintes materiais:
  • Ligaduras elásticas de diferentes tamanhos;
  • Gazes ou compressas antiaderentes (queimaduras);
  • Tala ou palmatória de alumínio (imobilização dos dedos);
  • Escova de limpar as unhas (de pêlo suave);
  • Tesouras de pontas redondas;
  • Pinças;
  • Termómetro.

Vamos entrar em contacto com o Concelho Executivo a fim de requerer o material em falta, completando deste modo o Kit de primeiros socorros do "posto médico" da escola.

Bom fim de semana!

O grupo

=)*