quinta-feira, 17 de abril de 2008

Cursos de Primeiros Socorros_ Continuação dos Preparativos

Durante esta semana andámos muito atarefadas com os preparativos dos Cursos de Primeiros Socorros, nomeadamente das inscrições.
Na aula de segunda-feira, mais uma vez, dividimo-nos em 2 subgrupos de trabalho, para poder adientar as coisas. A Catarina e a Cátia concluiram a elaboração do cartaz de divulgação das incrições dos cursos de Primeiros Socorros (ver no post seguinte).
A Joana e a Isabel trataram de redigir as fichas de inscrição nos cursos, diferenciando entre alunos e pessoal (não) docente.
A respeito dos inquéritos, a partir das análises já efectuadas elaborámos os gráficos.
Na parte da tarde, reunimo-nos com o prof. António Sá ao qual indicámos as medidas das talas que pretendiamos, que ele rapidamente tratou de lhes dar forma. Inicialmente, estavam planeadas apenas 2 talas, contudo o prof. deu-nos um bónus e obtivémos 4 (de medidas distintas).
Quinta-feira, a Catarina e Cátia sairam da escola para adquirir algum material necessário para a produção das talas (algodão, adesivos, etc...).
Entretanto, a Isabel e a Joana concluiram os preparativos para as inscrições dos cursos, com a impressão de documentos e organização dos mesmos.
Amanhã decorrerão as inscrições referidas e esperamos ter muita adesão por parte da comunidade escolar.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Quinta, 10 de Abril

Durante a aula de hoje, a Joana concluiu os inquéritos iniciados na aula passada, aplicando-os à nossa turma; e a Isabel finalizou a organização das fotos da palestra dos Bombeiros, postando os slides neste blog, e actualizou o Diário de Bordo.
Um facto que ainda não referimos foi que no dia da palestra, os Bombeiros gentilmente cederam algum material utilizado nas demonstrações da palestra, nomeadamente, ligaduras. No final do período, estas serão entregues ao "Departamento de Educação Física" da nossa escola, conjuntamente com mais algum material de primeiros socorros.
Após a palestra, o Segundo Comandante dos Bombeiros sugeriu-nos como fazer as nossas próprias talas. Aproveitando isso, a Catarina e a Cátia falam hoje com o prof. António Sá, de Educação Tecnológica, acerca desse facto, propondo-lhe a sua colaboração connosco. Tudo correu bem e já temos agendada uma nova reunião com o prof. António para a próxima segunda, às 15.15, para ultimar promenores.
Depois disso, a Catarina e a Cátia deram asas à imaginação e iniciaram a produção de um cartaz de divulgação dos Cursos de Primeiros Socorros/ Inscrições nos mesmos.

Horas Extra...

Inesperadamente, na terça o intervalo de almoço foi prolongado. Aproveitando esse facto, a Isabel e a Joana reuniram-se na biblioteca da escola e redigiram uma carta, que será posteriormente entregue aos encarregados de educação dos alunos que pretendam inscrever-se nos cursos de primeiros socorros.
Uma vez, que na "tour" de segunda, a maioria das vezes, o responsável pelas instituições a que nos dirigimos não estava presente, terça à tarde a Isabel e a Joana dirigiram-se a a essas instituições para entregar uma carta explicativa do que pretendemos, elaborada no dia anterior.

Segunda, 7 de Abril

Contrariamente, à aula da segunda passada, esta foi muito agitada.
Nela dividimo-nos em sub-grupos para realizámos inquéritos às turmas de 10º (Catarina e Cátia) e de 11º (Isabel e Joana).
Posteriormente, dirigimo-nos (Isabel e Joana) à sede da Cruz vermelha a fim de falar com o responsável para averiguár-mos a possibilidade de se realizarem cursos de primeiros socorros na escola. "Apanha-mos" o responsável disponível, que nos respondeu afirmativamente e nos referiu as condições da realização dos mesmos.
Como estes envolvem custos elevados para os alunos, ao regressar à escola elaborámos um plano que rapidamente entregámos no Conselho Executivo. Aí também questioná-mos os membros do Conselho se a escola poderia "comparticipar", pelo menos, numa pequena percentagem, os cursos dos alunos. Por motivos de falta de orçamento, a resposta foi negativa. Contudo, vão colaborar nesta actividade, cedendo uma sala para a sua realização.
Aproveitando o facto de não termos mais aulas nesse dia, a Isabel e a Joana incursamos numa pequena tour pela cidade, parando em algumas farmácias e clínicas com o intuito de recolher patrocínios para os cursos dos alunos.
Mais tarde, regressámos "à base" onde redigimos cartas para entregar a outras instituições.

Primeira Semana _ Último Período

A primeira aula de Área de Projecto deste período foi muito "light", pelo que só tivémos tempo de iniciar a elaboração do plano mensal de actividades do mês de Abril.
Quinta-feira procedemos à conclusão do plano iniciado na aula anterior.
A Joana fez os inquéritos a realizar na aula seguinte aos alunos do secundário; a Isabel organizou algumas fotos (cartazes) da palestra dos Bombeiros realizada no período anterior; a Catarina e a Cátia redigiram um texto sobre essa palestra para publicar no jornal escolar "Outra Presença"e no nosso blog.
Sexta-feira, numa actividade extra, realizámos um inquérito-teste na turma do 12º B.

Palestra dos Bombeiros _ Fotos





Palestra dos Bombeiros

No passado dia 13 de Março realizou-se na nossa escola uma palestra relativa à prestação de Primeiros Socorros.
A palestra (dirigida sobretudo aos alunos dos 7º e 10º anos) teve início às 10:20min, sendo mediada por dois elementos da corporação de Bombeiros de Bragança.
Esta acção incidia principalmente sobre a prestação de Primeiros Socorros a acidentes que ocorrem com mais frequência na escola, nomeadamente, traumas, hemorragias e suporte básico de vida. Foi dividida em duas partes, uma parte teórica onde foram esclarecidos alguns conceitos básicos, para familiarizar os alunos com os temas acima referidos.
Outra parte consistiu na reanimação de um boneco insuflável, a Ana, feita por um dos elementos dos Bombeiros, que posteriormente deu oportunidade a alguns alunos para aprenderem a socorrer uma vítima.
Os alunos puderam ainda aprender a imobilizar um braço fracturado. Como estes, não se propuseram a colaborar, o Professor Paulo Correia fez de vítima.
A palestra contribuiu assim para o enriquecimento dos conhecimentos teóricos e práticos dos alunos e professores e, esperemos que numa situação de acidente estes consigam agir correctamente.